domingo, 30 de outubro de 2011

Arte de gerir pessoas

Liderar não  é apenas comandar, coagir , e sim disciplinar para o conhecimento e atitudes eficazes.

A nobre e difícil missão de gerenciar pessoas


Gerenciar pessoas é algo extremamente complicado e ao mesmo tempo apaixonante. Na atualidade, estamos vivendo a era das modificações, das adaptações e dessa forma o "Gestor" terá que dividir, ouvir e mudar a sua forma de pensar e agir dentro da organização.
De todos esses fatores apresentados aqui, o principal deles é a mudança, quando se fala em adaptar a empresa à nova realidade de mercado, pois esse item torna-se de fundamental importância para todos os outros que mencionamos aqui, ou seja, dividir e ouvir. Achei interessante mencionar apenas esses três aspectos, pois acredito que tais fatores são fundamentais para se ter e criar uma nova realidade gestora dentro das organizações, e aqui um alerta importante: a nova realidade gestora é valida para todas as empresas, independente de tamanho, porte ou segmento.
Essa nova realidade gestora que começo a descrever será marcada pelo uso de novas ferramentas administrativas, tecnologias e muita criatividade, bom senso, respeito dentro das organizações por parte de todos aqueles que formam o universo empresarial.
A começar pelo primeiro fator mudança, se faz necessário uma transformação tanto do ponto de vista pessoal como profissional por parte do gestor. É muito comum nos defrontarmos com empresas em que o gestor ainda se coloca com o "todo poderoso", "o sabe tudo", e isso precisa mudar. Aqui que deve começar a mudança, pois não cabe mais um gestor com essa mentalidade, esse posicionamento. A atitude do gestor em tempos modernos é de Aprender, Conhecer, Compartilhar porque na verdade não sabemos nada e estamos sempre aprendendo, conhecendo o novo e os mistérios que ainda teremos que aprender.
A situação atual é que o gestor terá que mudar o seu jeito de agir, ser e conhecer. Não se admite mais uma postura arrogante por parte de gestores que não possuam visão, que não compartilham informação ou que não respeitam o próximo. E essa forma de atuar acontece porque o gestor ainda se posiciona com pensamento e comportamentos voltados para uma época em que isso era utilizável. Mas, atualmente, a realidade é outra e isso requer uma reflexão para bem do gestor, para o bem da empresa e de seus colaboradores.
Essa nova realidade gestora é repleta de profissionais que têm a árdua missão de gerir pessoas, de entender o próximo, de compartilhar informação. Essa nova realidade gestora também necessita de profissionais mais flexíveis, inteligentes, solidários, com visão analítica e estratégica de mercado. Para tanto, requer que aqueles que ainda não aprenderam a lição reflitam de forma positiva para o sucesso da organização. A partir do momento que o profissional de gestão atinge o seu ápice de decidir pela mudança, seja ela profissional ou pessoal, os outros dois fatores, descritos aqui e que também fazem parte dessa nova realidade gestora, ou seja, ouvir e dividir, tornam-se mais fáceis de serem praticados.
Os três fatores atuando em conjunto Mudança, Ouvir, Dividir terão um impacto positivo, dentro e fora da organização, e dessa forma teremos ambientes empresariais, mais enxutos e repletos de "cabeças pensantes".Ouvir parece uma atitude simples e ao mesmo tempo estranha para alguns. Mas o simples ato de Ouvir dará ao gestor informações e conhecimento que jamais ele imaginou saber. Às vezes, a solução está diante de nós e não percebemos. Portanto, a prática do Ouvir, deverá ser executada por todos aqueles que têm essa missão e para que isso seja possível, faz-se necessário que o profissional simplesmente faça a sua mudança.
O outro fator, Dividir, nada mais é do que compartilhar a nova realidade gestora, que não admite mais pessoas que não trocam informação, conhecimento e experiência. O trabalho é feito em equipe dentro das empresas e para que isso aconteça, necessita-se de pessoas com maior grau de sensibilidade, profissionais aptos a dialogar, entender, conhecer e que saibam adotar uma postura ideal para a realidade empresarial atual. A partir do momento que o gestor encarrega-se de fazer a sua mudança e de perpetuar essa atitude dentro da organização, com apoio dos outros fatores aqui mencionados, Ouvir e Dividir, teremos ambientes de trabalho mais produtivos, colaboradores mais eficientes e felizes.
Todas as necessidades de conhecimento, cultura e práticas só serão válidas, se dentro da organização, existir colaboradores que realmente se interessam pela empresa e esta por eles. Caso contrário, de nada adianta fazer MBA, pós-graduação, se aqueles que têm a missão de gerenciar pessoas são profissionais ainda com pensamento errôneo e voltado para o passado. Se você estiver com dificuldades para fazer a sua mudança, peça ajuda, mas faça alguma coisa por você, pela empresa e pelos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário